sábado, 2 de março de 2013

Projeto: Contribuindo para um Mundo Melhor



GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFM PROFESSOR PAULO FREIRE

RUA OTÁVIO RODRIGUES DE MATOS nº 2187

Projeto: Contribuindo para um Mundo Melhor.
Tema:           Conscientização.


Justificativa


Depois, de assistir ao vídeo “história de um catador de estrela”, que trabalha o tema “fazer diferença”, os alunos compreenderam que todo homem pode e deve contribuir para que o mudo seja melhor. Assim, começou-se indagar de quais ações poderiam ser desenvolvidas em que cada aluno da sala de recurso pudesse contribuir para fazer a diferença.

É de consenso, que se faz necessário um trabalho de conscientização no que diz respeito à conservação da limpeza do pátio escolar, pois, percebeu-se que todos os dias se faz o trabalho de limpeza pelos profissionais responsáveis e sempre o trabalho é desfeito pelos alunos que jogam papeis de balas, palito de pirulitos, sache de ketchup e de maionese, folhas de cadernos, copos e garrafas descartáveis, além de outros resíduos que prejudicam a aparência do pátio e contaminam o solo.

Embora, se ouça muito sobre mudanças climáticas, efeito estufa e preservação do meio ambiente, os alunos ainda não têm informação suficiente para entender de que forma possam participar desses processos e como podem atuar diretamente no sentido de minimizar a sua influência de agentes poluentes e destruidores.

 Portanto, acredita-se que a partir das ações desenvolvidas relativas ao projeto “Contribuindo para um Mundo Melhor”, espera-se aliar parceiros nesta luta, visando a transformação de hábitos e a conscientização de que cada ser humano pode contribuir para um mundo melhor.

Reconhecendo a importância de agir no campo das necessidades, e, percebendo a capacidade de poder contribuir para o bem da humanidade e da natureza, é que se decidiu por descobrir no ambiente escolar, algo no qual pudesse ser demonstrada a atitude colaborativa do grupo, de modo, que esta possa provocar mudança de comportamento, atingindo uma visão global da realidade e estabelecer um padrão de conscientização visando o bem comum por um mundo melhor. Reconhecendo a importância de agir no campo das necessidades, e, percebendo a capacidade de poder contribuir para o bem da humanidade e da natureza, é que se decidiu por descobrir no ambiente escolar, algo no qual pudesse ser demonstrada a atitude colaborativa do grupo, de modo, que venha provocar mudança de comportamento, criar um ambiente escolar saudável e atraente e acima de tudo tornar as pessoas consciente de seu dever.



Objetivos:
1- Promover a conscientização sobre o respeito ao meio ambiente;

2- Possibilitar a percepção de que as atitudes influenciam no ambiente;

3- Promover reflexão sobre a necessidade de preservação do ambiente por meio de mudanças de hábitos;

4- Ampliar recursos para armazenagem do lixo.



Metodologia

Produzir frases e cartazes de conscientização sobre o cuidado com o ambiente onde se vive.

Distribuir frases e cartazes nos corredores, salas de aulas  e demais setores do ambiente escolar.

Propagar de sala em sala a importância de manter o ambiente de convivência limpo e de forma atraente, seja a escola outros ambientes públicos, a rua ou a própria casa.

Fazer o trabalho de fotografia para registrar cenas de desrespeito à natureza e ao semelhante.

Promover palestras para a clientela escolar, corroborando para o processo de conscientização de preservação do meio ambiente.

Adquirir coletores de lixo produzido pelos alunos que compõem a clientela dessa sala.

Distribuir coletores de lixo, nos diversos seguimentos da escola. Confeccionar panfletos e/ou folhetos de divulgação do projeto e fazer distribuição entre alunos e funcionários da escola.
           
Produto final
Cartazes, frases, murais e cestos coletores de lixo serão dispostos nos diversos seguimentos da escola, distribuição de panfletos com mensagem de alerta e/ou motivação relativa à prática educativa no cuidado e preservação do ambiente escolar.

Avaliação 
Será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto, atentado para os resultados e mudanças de comportamentos de toda a clientela escolar, fazendo retomada quando necessário.

Material Necessário
Computador, acesso a internet, lápis, caneta, cartolinas, impressora, pincel atômico, máquina fotográfica e/ou filmadora.

Metas
Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente.
Levá-los a repensar suas atitudes, tornado-se mais conscientes no que diz respeito à preservação do ambiente ao seu redor e o respeito ao seu semelhante.
Provocar mudanças de hábitos nos alunos e seus familiares, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.
Ampliar recursos próprios para armazenagem do lixo produzido no pátio escolar.

Resultado Final
O resultado final desse projeto foi fantástico. Houve uma mudança considerável no aspecto do ambiente escolar. Prova disso são as fotos que registramos ao iniciarmos o trabalho de conscientização em comparação com estado atual do ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário