quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PROJETO DE LEITURA O PALCO DA ARTE Miriam Jéssica

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EEEFM PROFESSOR PAULO FREIRE
RUA OTÁVIO RODRIGUES DE MATOS nº 2187


PROJETO DE LEITURA
O PALCO DA  ARTE
TEMA: GÊNERO TEXTUAL TEATRO



Público-alvo:

            01 ALUNA: MIRIAM JÉSSICA DO NASCIMENTO OLIVEIRA 13, 9º  ANO “A”

DURAÇÃO DO PROJETO:

            Maio a novembro de 2011

OBJETIVOS:
            Aprimorar a leitura interpretação e a produção textual.
            Compreender o gênero textual teatro.
            Conhecer peças e autores de teatro diversos.
            Produzir textos para encenação.

DURAÇÃO:
            Maio a novembro de 2011.

METODOLOGIA:
            No primeiro momento será oferecida uma oficina para conhecimento da estrutura do projeto escolar.
            O desenvolvimento do projeto será por meio da pesquisa em livros e internet, para reconhecimento do gênero e suas características.
            Conhecimento por meio da pesquisa, vida e obra do teatrólogo William Shakspeare.
            Produzir textos para encenação.

METAS:

            A aluna receberá semanalmente o mínimo de dois atendimentos na sala de recursos para acompanhamento das atividades e para o trabalho de pesquisa.
            O aproveitamento da aluna nas atividades deve ser  a 100%.
            O domínio do gênero (teatro) pela aluna deve na totalidade.
            Ao final do projeto a aluna deverá apresentar pelo menos uma peça teatral. textual.

RECURSOS:

            Livros,
            computador,
            internet,
            lápis, caneta, borracha, e papel  multiuso.

 ESCOLA  E.E.F.M. PROFESSOR PAULO FREIRE
Rua Ótávio Rodrigues de Matos número 2187
www.abrindocaminhosparaofuturo.blogspot.com
SALA DE RECURSOS ALTAS HABLIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Aluna: Mirian Jéssica/ 2011.


Teatro: Rivais
Sinopse
Amanda e Bel são garotas que não se dão nada bem, pior ainda quando elas são apaixonadas pelo mesmo garoto: Gabriel. Porém, o pior de tudo não é quando elas irão descobrir que são irmãs. Essa é a história de duas garotas que são rivais, mas que irão aprender os verdadeiros valores da vida.
Personagens:
1-Amanda: é uma garota bonita, rica, muito mimada, rival de Bel, descobrirá que é irmã de Bel, é apaixonada por Gabriel.
2-Isabela (Bel): é uma garota tranqüila, bonita, de classe média, mora com a mãe, rival de Amanda, é apaixonada por Gabriel, descobrirá que é irmã de Amanda.
3-Gabriel: Éum garoto bonito, simpático, conquistador, que irá ter duvida sobre o amor.
4-Pai de Amanda: Esconde um grande segredo.
5-Mãe de Bel: Esconde um grande segredo.


Cenário 1-Casa de Amanda

(Amanda acaba de acordar e tem que se arrumar para ir ao colégio.)

Amanda:  Mais um dia para eu acabar com a felicidade da Bel e conquistar meu gato (Diz Bel com um tom animado.)
(Amanda acaba de se arrumar e vai para o colégio.)

 Cenário 2-Casa de Bel

(Bel acaba de acordar e tem que se arrumar para ir ao colégio.)

Bel: Hoje eu vou acabar com a Amanda e vou ter o Gabriel só para mim.
(Bel acaba de se arrumar e vai para o colégio.)

Cenário 3-Colégio

(Amanda e Bel chegam e começam a discutir.)
Amanda: Olha quem chegou do buraco do fim do mundo, a pobretona e fracassada do fim do mundo (Diz Amanda com um tom provocante)
Bel: Ha!Ha! Olha quem chegou a lambisgoia do Leblon, que acha que manda em todo mundo.
Amanda: Me polpe de seus comentários sigilosos garota do sertão.
Bel: Me poupe você sua zinha.


(Nesse momento chega Gabriel, o que deixa as meninas encantadas e fazem com que parem por um momento com a briga.)

Gabriel: Olá Garotas, como vocês estão?
Amanda e Bel: Estamos bem, Gabriel!
Gabriel: Que bom! Quem quer me ajudar com o dever de História?
Amanda e Bel: Eu! Eu!
Gabriel: Eu acho que só uma basta.
Amanda: É claro que eu irei te ajudar Gabriel, pois, eu que sou a inteligente.
Bel: Essa daí inteligente? Nem no Mar Morto. Venha Gabriel, pois eu sim sou inteligente. (Diz Bel com um tom convincente).
Gabriel: Garotas entrem em um acordo, já sei eu irei escolher a Bel, venha logo Bel.
Amanda: Não acredito que você vai me deixar por essa daí.

(Nesse momento Amanda bate o pé com muita raiva).

Cenário 4- Sala de Aula

(Bel e Gabriel fazem o dever, quando de repente rola um clima. Nesse momento chega Amanda.)

Amanda: Olá pessoal, a professora está vindo.
Bel: Não precisa falar boca de burra.
Gabriel: Foi bom fazer o dever com você Bel. Muito Obrigado!
Bel: Não foi nada, quando precisar é só me chamar.

(Amanda olha com desprezo para os dois.)

Cenário 5- Casa de Amanda

(Amanda chega a casa com muita raiva e arquiteta um plano para se vingar de Bel e conquistar Gabriel.)

Amanda: esse dia foi horrível, tudo ocorreu como não deveria ocorrer.

Cenário 6- Casa de Bel

(Bel chega à casa toda alegre.)
Bel: Tudo ocorreu super bem melhor do que eu poderia imaginar.

(Nesse momento a mãe de Bel chega.)

Mãe: Olá filha, como foi seu dia no colégio?
Bel: Melhor não tem mais.
Mãe: Que bom! Tenho que te contar uma coisa filha.
Bel: Pode contar mãe.
Mãe: Bel, e sobre seu pai.
Bel: Continua...
Mãe: Ok, seu pai é um grande empresário, ele se chama Paulo.
Bel: Paulo Albuquerque?
Mãe: Esse mesmo.
Bel: Não acredito meu mundo está completamente virado de cabeça pra baixo.
(Diz Bel com um tom de desespero)

Mãe: Porque filha?
Bel: Por que ele é pai da Amanda a minha rival.
Mãe: Ah! Bel só por isso.
Bel: Não é só por isso, eu odeio aquela garota no fundo de todo meu coração.
(Diz Bel com  muita raiva).

Mãe: Que horror odiar a própria irmã.

Bel: Eu que o diga.

Cenário 7-Casa da Amanda

(O Pai de Amanda chega.)

Pai: Olá filha, como foi hoje no colégio?
Amanda: Foi o pior dia de toda a minha vida.

( Diz Amanda com um tom de raiva)
Pai: Que pena, mas essa notícia vai animar você.
Amanda: Conta! Conta logo.
Pai: Amanda você tem uma irmã.
Amanda: Qual o nome dela?
Pai: Isabela Oliveira.
Amanda: Que horror! Um noticia pior que a outra.
Pai: Por quê?
Amanda: Por que essa Isabela é a minha rival numero um.
Pai: Que bobagem.
Amanda: Bobagem nada, ela é a pior pessoa do mundo.

Cenário 8-Casa de Bel

(Bel acorda sem a maior animação para ir ao colégio.)

Bel: Não estou nada animada para ir ao colégio, por mim eu ficaria isolado do mundo até a Amanda morrer.

Cenário 9-Casa de Amanda

Amanda acorda muito mal-humorada.)
Amanda: Hoje podia ser domingo para eu ir para a casa de praia.
Cenário 10-Colégio

(Amanda e Bel chegam ao colégio e não se falam. Gabriel chega e estranha as meninas não estarem animadas com a sua chegada.)

Gabriel: Garotas, o que foi que aconteceu?
Amanda e Bel: Nada.
Gabriel: Então por que vocês estão assim.
Amanda e Bel: Nada te interessa saber.
Gabriel: Se eu não estivesse interessada eu não teria perguntado, então hipoteticamente me interessa sim.
Amanda e Bel: Se te interessasse a gente iria te contar.

(Gabriel estranha o comportamento das meninas.)

Cenário 10-Sala de Aula

(A professora organiza um trabalho em dupla. As duplas são escolhidas e Bel e Amanda são uma das duplas formadas por elas.)

Amanda: Professora eu não vou fazer o trabalho com essa fulana.
Bel: Nem eu, professora.
Professora: Eu não irei modificar nada garotas.
(Amanda e Bel ficam desesperadas, mas são obrigadas a fazerem o trabalho juntas. )

Amanda: Vamos fazer o trabalho na minha casa amanhã ás 15h00m.
Bel: Ok.

Cenário 11-Casa de Amanda

(Bel chega à casa de Amanda.)

Amanda: Pode entrar.
Bel: Que tema a gente escolheu mesmo?
Amanda: Socialismo.
Bel: Achou alguma coisa sobre o socialismo?
Amanda: Mas é claro que sim.
(Amanda e Bel fazem o trabalho e se divertem muito.)

Bel: Tenho que ir.
Amanda: Já?
Bel: Esta ficando muito tarde minha mãe vai ficar preocupada.
Amanda: Liga para ela e pede para você dormir aqui?
Bel: Mas e as minhas roupas?
Amanda: Aqui em casa tem muitas roupas alguma delas deve servir em você.
Bel: Tá.

(Bel liga para a sua mãe que deixa dormir na casa de Amanda.)
(As duas se divertem muito mesmo.)
(Amanhece o dia e a duas se arrumam para o colégio.)
Amanda: Nunca pensei que a gente fosse se dar tão bem.
Bel: Nem eu.
(Amanda e Bel se abraçam e vão para o colégio.)

Cenário 12- Colégio


(Amanda e Bel chegam juntas no colégio.)
Bel: Amanda eu tenho que te dizer uma coisa.
Amanda: O que foi?
Bel: Eu te amo mana!
Amanda: Eu também, mana!

(As duas se abraçam carinhosamente.)
(Gabriel vê as duas e estranha.)
Gabriel: Vocês se abraçando?
Amanda e Bel: Sim, nós somos irmãs.
Gabriel: O que irmãs?
Amanda e Bel: Sim, você e surdo por acaso?
Gabriel: Não né.
(As duas saem e deixam Gabriel sozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário